Sobre o curso de Direito

O curso de Direito prepara profissionais para cuidar da aplicação das leis e normas jurídicas vigentes em um país ou região. Durante as aulas, o estudante adquire conhecimento teórico e técnico sobre Legislação Brasileira e Legislação Internacional, além de visão crítica e consciência política e social. Ao final do curso, o aluno pode atuar como advogado, sendo necessário passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ou seguir carreira jurídica. O curso de Direito forma bacharéis, com ênfases em diversas áreas de atuação. No mercado de trabalho, o profissional de Direito pode da aulas, atuar profissionalmente nos setores público e privado ou seguir carreira diplomática. O candidato a juiz, promotor ou delegado de polícia deve passar em concurso público. Para se tornar juiz é necessário, ainda, ter dois anos de inscrição na OAB como advogado.

Sobre o curso de Administração

O curso de Administração prepara profissionais para gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização ? seja ela privada, pública ou do terceiro setor. Durante as aulas, os alunos de Administração aprendem a planejar estratégias para aumentar a competitividade e eficiência perante os desafios de uma sociedade global. Ao final do curso, o estudante possuirá competências conceituais, técnicas e humanas sobre todas as áreas de uma empresa e uma visão global sobre o seu funcionamento. Com amplo campo de atuação, o estudante se qualifica tanto como empreendedor, capaz de abrir sua própria empresa, quanto como executivo de diferentes níveis gerenciais de uma organização com ou sem fins lucrativos.

Sobre o curso de Ciências Contábeis

O curso de Ciências Contábeis forma profissionais com capacidade de planejamento e gerência contábil de instituições. Ao final do curso, o aluno se qualifica para gerenciar as contas de empresas e pessoas físicas, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros. Durante a graduação, o estudante aprende conceitos teóricos e específicos da área, como Contabilidade Geral, Tributária, Gerencial e Pública, além de Legislação. O futuro profissional de Ciências Contábeis pode optar pela especialização em áreas como Contabilidade Rural, Industrial e Previdenciária. Além de se capacitar para planejar e controlar o fluxo financeiro de uma instituição, o estudante torna-se capaz de orientar estratégias empresariais e prestar assessoria contábil. Algumas atividades são exclusivas desse profissional: a auditoria e as perícias contábeis.

Sobre o curso de Marketing

O curso de Marketing forma profissionais capazes de detectar e aproveitar as oportunidades do mercado, traçar e executar estratégias para melhorar a imagem de uma marca ou produto, tornando-os mais competitivos, e trabalhar com pesquisa de mercado. Além disso, o Marketing vem ganhando destaque com o avanço da internet, por inserir as marcas no contexto digital e criar relacionamento com os usuários das redes sociais. Ao final do curso, o aluno se qualifica como um administrador de negócios especializado em aumentar as vendas e criar estratégias mercadológicas. Será capaz de acompanhar e analisar todo o processo de venda, desde concepção da ideia de um produto ou serviço até a satisfação do consumidor, a fim de fidelizar clientes e aumentar o alcance da marca. No mercado de trabalho, o profissional pode atuar em departamentos de Marketing de grandes empresas, como consultor em pequenos e médios negócios ou trabalhar em institutos de pesquisa e órgãos públicos.

Sobre o curso de Gestão em Recursos Humanos

O curso de Gestão de Recursos Humanos forma tecnólogos capazes de lidar com as questões que envolvem os trabalhadores das empresas. Ao final do curso, o profissional poderá gerir as atividades da área de RH, como contratações, transferências de funcionários, demissões, cálculo de salário e férias. Além disso, poderá planejar estratégias para melhorar o ambiente de trabalho e a integração entre os setores da empresa. O mercado de trabalho para a área é promissor e está em crescente expansão. O profissional pode trabalhar em qualquer empresa no Departamento Pessoal ou de Recursos Humanos.

Sobre o curso de Gestão Financeira

O curso de Gestão Financeira forma profissionais capazes de gerenciar o departamento financeiro de uma empresa. O estudante aprende a fazer planejamento financeiro, por meio da organização, captação e aplicação de recursos. Ao final do curso, o aluno se qualifica para analisar o mercado e sugerir alterações e procedimentos que influenciem no desempenho de uma companhia. Em uma empresa, caberá a ele analisar os créditos e os demonstrativos contábeis, avaliar a manutenção de estoques, acompanhar faturamentos e fluxos de caixa. No mercado de trabalho, o tecnólogo em Gestão Financeira pode ocupar cargos de assistente, analista, assessor ou consultor. Pode atuar no departamento financeiro de qualquer tipo de empresa, em bancos, corretoras de valores, no setor público ou como autônomo.

Sobre o curso de Pedagogia

O curso de Pedagogia forma profissionais para atuar na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação de jovens e adultos. Prepara, também, para as funções de suporte pedagógico, como direção, supervisão e orientação educacional. Além da recorrente preocupação com a pesquisa, existe também o foco no tema da inclusão nas escolas. Isto diz respeito não apenas às deficiências físicas ou cognitivas, mas também à diversidade de gênero e etnia, educação de jovens e adultos e direitos humanos. A Pedagogia vem se ocupando, de algumas décadas para cá, com a formação de professores capazes de lidar com essas diferenças e com o desafio de suprir as necessidades de uma população cada vez mais heterogênea.

Sobre o curso de Letras

O curso de Letras forma profissionais capazes de entender o funcionamento da Língua Portuguesa, de idiomas estrangeiros e de suas respectivas literaturas. O estudante aprenderá sobre a estrutura da língua de um povo, bem como sua história, literatura, seus meios de comunicação e a sua interação e cultura a partir da linguagem. Ao final do curso, o aluno, em geral, se especializa em uma língua moderna, como inglês, espanhol, francês e alemão, mas também tem a opção de se dedicar a línguas clássicas, como latim e grego. No mercado de trabalho, o graduado em Letras pode atuar em escolas de idiomas, escolas de ensino fundamental e médio, cursos preparatórios para concursos e vestibular, universidades, editoras, agências de publicidade, emissoras de TV e rádio e departamento de comunicação em empresas privadas. O conhecimento de português e de outro idioma também permite que atue como secretário, escritor, crítico e revisor de textos em diversas áreas.

Sobre o curso de História

O curso de História forma profissionais capazes de dominar as linhas gerais do processo histórico por meio do estudo do passado humano. As análises históricas levam em consideração os aspectos de economia, dominação e poder, conflitos sociais, crenças religiosas, relações familiares, manifestações culturais e do cotidiano da sociedade. Ao final do curso, o aluno se qualifica a investigar e interpretar criticamente os acontecimentos históricos, baseado na pesquisa, seleção, classificação e relação de dados levantados em documentos, bibliotecas, arquivos ou estudos arqueológicos. Para isso, o estudante aprende a analisar diversos tipos de documentos históricos e a compreender as ações humanas ao longo do tempo a partir da interpretação destes materiais. No mercado de trabalho, o profissional de História atua nos diferentes campos da produção e difusão do conhecimento histórico. Além de professor e pesquisador, pode produzir políticas públicas, organizar arquivos, trabalhar em museus ou em atividades de preservação cultural e patrimonial, escrever para jornais e revistas especializados. O bacharel costuma atuar em ONGs, empresas de turismo, órgãos públicos de cidades históricas e como autônomo. O licenciado trabalha como professor dos ensinos fundamental e médio em escolas particulares e públicas.

Sobre o curso de Geografia

O curso de Geografia forma profissionais estudiosos da superfície terrestre e seus fenômenos e da ocupação do homem no planeta, seus efeitos e características. O estudante aprenderá, de modo interdisciplinar, a analisar o espaço geográfico e sua integração com as variáveis sociais e ambientais. Ao final do curso, o aluno estará apto para realizar uma interpretação dos aspectos social, econômico e natural, que compõem a realidade do espaço geográfico. O graduando se qualifica a lecionar a Geografia como licenciado ou a atuar em pesquisa e na indústria como bacharel. No mercado de trabalho, o geógrafo pode atuar como professor de ensino fundamental e médio, ou trabalhar em indústrias, empresas e consultorias específicas. O profissional de Geografia pode trabalhar com cartografia digital, geoprocessamento, planejamento agrícola, sensoriamento remoto, entre outros. Em órgãos públicos e governamentais, ou até mesmo em ONGs, pode trabalhar com planejamento urbano, geografia de transportes e geopolítica.